Welfare

2. Time remaining 5 weeks

Lisboa, 4 de novembro de 2020

Excelentíssima Senhora Reitora do ISCTE-IUL,

Como é do seu conhecimento, na passada semana ocorreu um episódio repugnante e completamente oposto àqueles que são os valores reconhecidos pela nossa instituição. Um ato de vandalismo, racista, xenófobo, que deixou a toda a comunidade profundamente chocada.

Sabemos e reconhecemos que medidas foram tomadas, não só da sua parte, como da Associação de Estudantes em conjunto com os diversos núcleos de alunos. No entanto, consideramos que a reação institucional não é compatível com a gravidade dos acontecimentos. Acreditamos que é necessária uma acção concertada para o repúdio da ocasião.

Como Reitora da nossa instituição, é quem melhor conhece os valores pelos quais nos regemos, bem como o que o ISCTE-IUL representa na academia a nível nacional, no sistema democrático e no país. Tudo isto, como a nossa história, pré e após o 25 de Abril, confere-nos uma responsabilidade extra perante o ocorrido.

O ISCTE-IUL é uma casa onde existe uma complexa heterogeneidade, que contribui para o nosso valor enquanto organização. Tanto alunos, como professores, crescem com toda esta diversidade, da qual não podemos abrir mão. Mas este habitat que consideramos perto de perfeito, tem de ser protegido. Todos os dias, o nosso campus é percorrido por alunos e docentes que foram visados neste ato de terror e de intimidação. Estes membros, presentes em todas as diferentes escolas, devem sentir-se protegidos e apoiados por aqueles que os representam e governam.

Assim, vimos por este meio pedir a sua autorização, colaboração e orientação para transformar a parede em questão nos atos de vandalismo num mural antirracista. Neste momento, estamos em contacto com várias galerias e artistas que estão muito interessados em colaborar com a nossa causa. Todo este processo tem por fim ser uma demonstração de força e coesão, mas acreditamos que conseguimos ao mesmo tempo acrescentar valor patrimonial às nossas instalações e ser um exemplo para terceiros.

Por fim, gostávamos só de salientar que somos um pequeno movimento espontâneo de alunos e que não temos qualquer tipo de filiações partidárias. A carta é então, redigida por um único aluno, mas com o consenso e opinião de um grupo de estudantes.

Neste sentido, aguardamos ansiosamente o seu contacto.

Obrigado em nome dos alunos assinantes.

"Silence is Violence!"

Na sequência de uma série de atos de vandalismo à porta das instalações do ISCTE-IUL, onde se expressaram por escrito violentas manifestações de racismo e xenofobia, surgiu a preocupação e iniciativa por parte de um grupo de estudantes deste instituto em reagir de forma prática ao que aconteceu, de modo a manifestar a sua indignação e impedir que algo de semelhante se venha a repetir no futuro.

A carta em questão, cujo destinatário é precisamente a Reitora do ISCTE-IUL, tem como objetivo descrever e justificar essa mesma solução, que servirá de complemento às medidas já tomadas pela Reitoria e Associação de Estudantes relativamente ao sucedido.

O objetivo é, então, o seguinte: um mural antirracista, no local onde ocorreram as vandalizações, com a ajuda de vários artistas portugueses, que já estão a ser contactados e que se mostraram à partida disponíveis e interessados.

A ideia é, não só cobrir as mensagens repugnantes que foram escritas, como também tornar claro um completo repúdio de comportamentos desse tipo. É fácil tapar o que não se quer ver, mas a mudança só acontece quando se escreve por cima, com letras grandes e cores vibrantes, que não deixem nada nem ninguém a enganar. Somente com a vinculação do antirracismo (e não apenas com a negação do racismo) é que será possível proporcionar um ambiente seguro e ideal para todas as pessoas que constituem a comunidade académica ISCTE-IUL.

Obrigado a todos!

Thank you for your support, Baltasar Cerqueira from -287 Lisboa

Translate this petition now

• on 17 Nov 2020

Direitos humanos importantes para mim, são importantes para todos.

Pela dignidade e Direitos humanos

• on 17 Nov 2020

portugal é racista mas não tem que ser. podemos mudar as coisas e isso começa por remover racistas e feitas por racistas de forma a reprimir pessoas de cor. isto é inadmissível e nem devia ser necessária uma petição para remover.

• on 10 Nov 2020

É o meu local de ensino e não quero que seja associado a este tipo de coisas porque eu não apoio, muito menos concordo

• on 10 Nov 2020

Racism is bad